FAROL

A dificuldade em encontrar maneiras eficazes de estudar pode levar os estudantes a se desmotivarem com seus cursos, resultando na evasão universitária. Tendo isso em mente, o grupo PET Computação desenvolveu e disponibilizou uma base comum de exercícios, oriundos de avaliações escritas e trabalhos acadêmicos, denominada FAROL. Esta base refere-se apenas às disciplinas ministradas nos cursos Ciência da Computação e Informática Biomédica, do Departamento de Informática (DInf).

  • Facilitar a compreensão da metodologia de avaliação aplicada nos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica com base em atividades avaliativas antigas de professores do departamento de informática;
  • Redução na evasão de curso;
  • Motivação do estudo e da busca por materiais de aprendizagem extra-classe.

A coleta de exercícios é feita por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomética (ao reterem a folha de questões ao sair de uma prova, ou tendo acesso livre à listas de exercícios, por exemplo), e a inserção desses na plataforma pode ser efetuada por qualquer um destes que estejam devidamente cadastrados na plataforma.

A curadoria e aprovação dos documentos que ficarão disponíveis na plataforma é realizada pela equipe do projeto FAROL e segue os critérios de:

  1. O documento em questão deve ter a respectiva aprovação de envio para a plataforma pelo(s) docente(s) que o disponibilizou ao aluno em questão;
  2. O documento em questão deve ter qualidade na resolução do material e suas respectivas informações.

IMPORTANTE >>> Caso faça upload de algum documento, certifique-se de colocar o nome do professor responsável por disponibilizá-lo.

Até este momento, os resultados anteriores do uso desta ferramenta foram compilados informalmente por meio dos próprios usuários e docentes apoiadores do projeto. Atualmente a plataforma abrange unicamente os cursos do Departamento de Informática da UFPR.

  • Andrieli Luci Gonçalves;
  • Alejandro David Nava Nava (líder);
  • Elen Pasqualli Gesser;
  • Fernanda Louize M. T. Domingues;
  • Isabella dos Santos Stuart;
  • Laisa Marcelino Santos Rodrigues;
  • Marcos Francisco da Silva Junior;
  • Medisson Scheremeta Junior;
  • Pietro Francisco Andrade Sotile.