PET Nas Escolas

O projeto PET Nas Escolas tem como objetivo principal compartilhar o conhecimento científico adquirido ao longo da graduação pelos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica com alunos do ensino fundamental e médio em Curitiba e região. Além disso, visa proporcionar uma introdução sucinta aos conceitos de graduação e ao ambiente acadêmico das universidades públicas, bem como oferecer informações sobre oportunidades de permanência na universidade, como bolsas de permanência, programas de iniciação científica e de extensão, e acesso às moradias estudantis.

O projeto PET Nas Escolas tem como objetivo principal compartilhar o conhecimento científico adquirido ao longo da graduação pelos estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Informática Biomédica com alunos do ensino fundamental e médio em Curitiba e região. Além disso, visa proporcionar uma introdução sucinta aos conceitos de graduação e ao ambiente acadêmico das universidades públicas, bem como oferecer informações sobre oportunidades de permanência na universidade, como bolsas de permanência, programas de iniciação científica e de extensão, e acesso às moradias estudantis.

  • Apoiar os pilares de ensino e extensão;
  • Transmitir aos alunos das escolas de Curitiba os conceitos dos cursos relacionados ao projeto;
  • Desmistificar as ciências exatas, demonstrando sua abrangência;
  • Introduzir a ideia da universidade pública para o ensino fundamental e médio;
  • Expor as diversas oportunidades disponíveis na universidade pública.

Alguns exemplos de atividades já desenvolvidas: “A mágica de virar as cartas” e “Seja o mais rápido”, ambas adaptações do livro Computer Science Unppluged de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows, 2011. A primeira atividade abordou conceitos de rede de computadores e detecção e correção de erros, correlacionando noções de cálculo, estimativa e álgebra e reforçando o reconhecimento de números pares e ímpares. A segunda atividade teve como objetivo ilustrar um algoritmo de ordenação, um problema recorrente na computação, relacionando conceitos importantes de comparação numérica (maior que, menor que) e ordenação.

Computer Science Unppluged de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows. Disponível Online.

  • Andrieli Luci Gonçalves;
  • Alejandro David Nava Nava;
  • Elen Pasqualli Gesser (líder);
  • Eloisa Nielsen;
  • Fernanda Louize M. T. Domingues;
  • Isabella dos Santos Stuart;
  • Julia Silveira Acras;
  • Medisson Scheremeta Junior;
  • Nathalie de Godoi Stefankowski;
  • Rafaela Padilha Leitoles.